As ruas estavam escuras. Apenas algumas casas com as luzes acesas graças ao ronco permanente dos geradores movído a gasoleo.
Os faróis das centenas de carrões importados iluminavam a via.
Foi boa a caminhada. Muita gente nas calçadas a conversar, beber e rir. O povo aqui é muito feliz, festeiro.
Hoje falei ao telefone com um conhecido que mora aqui há 5 anos. Ele me disse que Angola é muito mais que Luanda. É de se supor, eu tenho certeza.
Mesmo Luanda eu ainda não conheço.
Preciso trabalhar menos e passear mais. Gastar os meus kwanzas em outras paradas.
Este dia vai chegar e, então, eu vou contar aqui pra vocês.
Por enquanto eu ainda estou a trabalhar alucinadamente.
Hoje a Xuxa chegou a Luanda para o lançamento de seu filme "Xuxa e o Mistério da Feiurinha", que tem a participação de uma atriz angolana.
Eu não fui ao lançamento, mas, vou ver tudo pois vou editar a matéria para a tv.
Vida de editor é assim, a gente vê de tudo, mas, só pela telinha.
Em casa o nosso gerador já roncava há tempo. Ele tem acionamento automático.
Fui ao bar do português, que tem aqui perto de casa, e pedi um "bitoco" que é um bife a cavalo, arroz, fritas e uma saladinha de tomate, alface e cebola. Tomei 2 Cucas. Paguei 2.000 kwanzas = 40 reais.
Por sinal, ontem eu estive no mesmo bar e conheci um cara super simpático que me indicou onde eu posso comprar Maruvo. Estou louco para tomar Maruvo.
O que é Maruvo?
MALUVO – ( Marufo, Maruvo ) Bebida resultante da seiva fermentada das palmeiras, principalmente de palmito, bordão e matebeira. É uma bebida muito apreciada no Norte de Angola onde tem funções sociais precisas, como seja a cerimónia do alambamento, o final de uma maca ou o agradecimento ao voluntariado comunitário nas zonas rurais. Segundo uma lenda, o primeiro homem a extrair o marufo e a preparar o azeite de dendém foi Lenchá, escravo do Rei do Congo. A partir dessas descobertas nunca faltaram estas delícias na mesa do rei. Mas Lenchá levou as suas experiências ao ponto de deixar fermentar a seiva da palmeira, durante três dias. O rei achou o néctar delicioso e bebeu em doses elevadas. Apanhou a primeira bebedeira da sua vida . Com o rei viviam nove sobrinhos. Makongo, o mais velho, vendo o rei em tal estado julgou-o às portas da morte. Fez crer às mulheres do rei que tal situação resultava do veneno que lhe fora ministrado por Lenchá. Chamou os oito irmãos, levaram o escravo para longe de Banza Congo e queimaram-no vivo. O rei, ao acordar da bebedeira, estranhou a presença dos sobrinhos junto ao seu leito. Perguntou por Lenchá, o seu escravo querido. Posto ao corrente da situação proferiu sentença imediata contra a acção estúpida dos sobrinhos: seriam queimados, como o haviam feito ao seu servo. Antes, porém, que a sentença fosse executada, os nove sobrinhos fugiram da cidade e, atravessando o rio Zaire, formaram os nove reinos que passariam a constituir Cabinda.
Vendedeira de Marufo
"Esta é uma mulher mumuíla da Chíbia, Huíla, Angola.Com o seu filho ao colo e a cabaça gigante, cheia de marufo, à sua frente, vende nas feiras nativas face à estrada, que vai do Lubango para a fronteira com a Namíbia. O marufo é a seiva de certas palmeiras. Faz-se um corte no tronco da palmeira e deixa-se escorrer para dentro de um recipiente. Quando fresco este liquido é um agradável suco; porém se fermenta, após umas horas é um liquido de elevado teor de álcool. Quando isso acontece é conhecido como vinho da palmeira, ou Marufo."
por: camilo pina cabral
Eu gosto muito daqui. Sei que tenho muito aprender.
Muito do bacana, Eduardo,
ResponderExcluirvamos introduzir Maruvo em doses na M. S. Pedro...!!!
Aliás estive lá ontem, numas de vinho com porção mercearia,
e o pessoal demorou tanto para trazer a conta que saí sem pagar...!!!
Estava cheia de gente estranha...,
mas devo retornar qalquer hora para pagar...
Incrível a cidade toda apagada e todo mundo pelas calçadas...
Bacana,
abraços G
que fixe que está curtindo, descobrindo coisas, isso só dá alegria mesmo, vai contando que a gente tb está aprendendo!
ResponderExcluirbjs
Ju
agora que vi, passou de 1000 visitas!
ResponderExcluire tem 15 dias o blog, não é isso?
isso q é história!
ResponderExcluiro blog tá sensacional
axé