A bandeira nacional de Angola divide-se horizontalmente numa metade superior vermelha e noutra inferior negra. O vermelho simboliza o sangue derramado pelos angolanos durante as lutas pela independência, enquanto que o negro simboliza o continente africano. O símbolo no centro é uma roda dentada e uma catana, cruzados, e uma estrela, que simbolizam os trabalhadores. A disposição destes símbolos assemelha-se, não por acaso, à disposição da foice e do martelo que se encontra na bandeira da antiga União Soviética, e é um símbolo de comunismo.

ONDE FICA LUANDA


Visualizar LUANDA em um mapa maior
Prima o rato na bandeira que chegas a minha casa

TRADUTOR

Seja benvindo. Você é o visitante

segunda-feira, 22 de março de 2010

Paranormalidade

Fenômenos estranhos vem acontecendo desde que retornei a Luanda.
Primeiramente encontrei a casa sem energia elétrica, com os ar-condicionados queimados e várias lâmpadas queimadas.
No trabalho as tomadas elétricas estavam em curto. Sem ter conhecimento disto, liguei meu laptop numa das tomadas e veio um estrondo. Por pouco não queimei a minha a fonte de energia. Vários computadores queimaram.
Voltei para casa mais cêdo enquanto os eletricistas resolviam o problema e encontrei todas as portas e janelas pulverizadas com um pô branco, como se fosse talco molhado.
Regressei ao trabalho no final da tarde para conferir o serviço dos eletricistas e instalar os novos Hds que trouxe para instalar nos computadores. Um dos HDs estava queimado ou queimo-se ao instalar, não sei. Perdi um HD.
Quando fui ligar o no-break a tomada, já depois dos eletricistas dizerem que tinham resolvido o problema, tomei um choque que me fez estremecer.
A noite, após o jantar de aniversário de  meu colega de trabalho, nosso carro não deu arranque. Problema na bateria.
Pedi ajuda a uma caminhoneta que passava. Lucas, o motorista, foi muito solícito a nos ajudar. Tentou de fazer o carro pegar limpando os polos da bateria. Não funcionou. Ele, então, convidou-me para acompanhá-lo até a sua casa para apanharmos ferramentas. Me surpreendi com a imensidão da casa e com a quantidade de carros na garagem, todos da família, ele me contou.
Voltamos para onde estava o meu carro quebrado e Lucas, incansável, tentou de todos os artifícios até que decidiu substituir as baterias. O carro funcionou.
Ao chegar em casa, nova surpresa. Mesmo tendo girado as duas voltas da chave a porta não se abriu porque o trinco estava fechado por dentro. Mais ainda, havia uma cadeira, pelo lado de dentro, a segurar a porta. Tentamos de todas a maneiras abrir a porta e o único jeito foi quebrar o vidro para abrir o trinco com as mãos e empurrar a cadeira.
Nossa empregada doméstica não teria conseguido colocar a cadeira ali, tão perto da porta e, ainda, fechar o trinco interno.
Como aquela cadeira foi parar ali?
Não encontramos explicação.
Todos aguardamos ansiosos o dia amanhecer para perguntar a Maria como aquela cadeira foi parar ali.

DIA SEGUINTE

Esperamos Maria até as 11 horas. Ela sempre chega antes das 8.
Saimos para o trabalho.
A novidade foi que quando voltamos a casa estava arrumada e todas as luzes acesas.
Amanhã, nova esperança de ouvir Maria.

INACREDITÁVEL

Maria Carlos apareceu! Ela disse que não colocou cadeira em lugar nenhum.
Parece brincadeira. E vai ver é mesmo.
Ontem a noite eu cheguei em casa e encontrei tudo escuro. Não havia energia elétrica. O gerador funcionou e, mesmo assim, não tinha energia elétrica em casa. Dá pra acreditar?
Sem energia elétrica não dá nem pra tomar banho, não porque eu tomo banho quente neste calor (estava a fazer 31 graus a meia noite!), mas porque sem energia elétrica a bomba d'água não funciona.
Resultado: fiquei sem luz, sem internet, sem água, sem ar-condicionado, sem banho..... afff! Não foi só o calor e o corpo suado de um dia inteiro de trabalho que me dificultou dormir, foram os pernilongos. Eu tive que deixar as janelas e a porta aberta para refrescar um pouco e os bichinhos não perderam tempo para me picar. No calor de 31 graus eu tiver que cobrir o corpo com lençol.
Hoje a tarde foi um novo eletricista resolver o problema da casa.
Daqui a pouco eu chego lá. Vamos ver qual vai ser a novidade desta vez.

ENQUANTO HÁ TEMPO

Chegamos em casa ontem a noite e encontramos tudo escuro.
Para ligar o gerador precisamos abastecê-lo. Havia um galão de 200 litros a nossa espera. Ao levantarmos o galão meu colega teve o dedo médio da mão direita esmagado. Corremos a fazer o curativo. Com um pequeno meu outro colega abasteceu o gerador e o fizemos funcionar. Segundos depois o interfone de casa pega fogo. Tudo se apagou.
Mais uma noite sem energia e, portanto, sem água e com os pernilongos a nos acompanhar no calor de mais de 30 graus. Duas noites sem banho neste calor não é brincadeira.
Hoje de manhã saimos a procura de um outro eletricista. As 16 horas ele estava em casa e acusou um dijuntor como o causador do problema. Fomos comprar um novo dijuntor: 120.000 kwanzas!!!!
Trocado o dijuntor, nosso profissional deu por terminado o seu serviço, embolsou USD 100, e foi-se.
Dez minutos depois... todas a luzes e tomadas (que aqui chamamos ficheiro) apagadas.
Voltei a ligar para o eletricista que disse que hoje não poderia retornar porque é dia-do-homem.
(Sim, aqui toda sexta-feira é Dia-do-Homem: dia do homem beber, se ver livre da esposa, sair com os amigos, enfim, fazer o que quiser, inclusive não trabalhar).
Eu mesmo resolvi ser o eletricista e troquei os dijuntores que pararam de funcionar. E aqui estou contanto esta história antes que a energia elétrica entre em pane novamente. Por isso, não se assustem se eu não escrevo diariamente, acontece que nem sempre eu disponho de recursos.
Anotem meu telefone em caso de necessidade: (244) 935-769569
Obrigado!

7 comentários:

  1. não entendo da coisa, mas tem jeito de feitiço brabo.

    estive no Ile e todos perguntaram por vc
    foi um belo festival de Ogun

    axé

    ResponderExcluir
  2. Bruxaria!
    Essa é a música com mais cara de bruxaria que achei, quando chegar em casa tente visualizar o que ela "diz"...
    http://www.youtube.com/watch?v=r7jGlG1dc9E

    ResponderExcluir
  3. Não tem como colocar a cadeira do lado de dentro da porta, trancada com chave, e sem outras entradas pela casa. E o mais sinistro é que não havia vestigio de ninguém, nada mexido.

    ResponderExcluir
  4. Soocorro !
    Pelo jeito a coisa está começando a ficar interessante, com a cadeira participando do nosso Blog,
    ponha uma foto da cadeira, por favor, esta merece aparecer internacionalmente !
    Espero sinceramente que tudo acabe bem ... !
    Conte comigo
    G

    ResponderExcluir
  5. Ei querido,
    não arredaremos o pé enquanto não ouvirmos Maria;
    ou Maria Carlos explica o fenômeno da cadeira atrás da porta,
    ou vamos fundar um centro na sua casinha.
    Onde andará Maria Carlos ?

    Tchan tcchan tcham tcham, ... ,

    G

    ResponderExcluir
  6. Pernilongos, falta d'agua, calor de 31 graus,...
    vamos fazer uma simpatia para as coisas voltarem ao normal.
    E pelo visto Maria Carlos é inocente ...,
    conte com a nossa MSP para ajudar nos assuntos de fé !
    Figas
    G

    ResponderExcluir
  7. Querido,
    nos solidarizamos com os seus apuros...
    mas que eletricista filho de uma mãe, hein ?
    Parece que eles tem uma associação internacional ! São todos muito parecidos, senão idênticos ...
    Hipótese para o enigma da cadeira : um pivete entrou e aprontou essa,
    só para aporrinhar ... ou então entrou pelo vitrô e desistiu de roubar por algum motivo desconhecido !
    Cuidado ao dar uma de eletricista : calce uns sapatos isolantes, em todos os sentidos ... !!!
    Abraços sentidos,
    G

    ResponderExcluir

Kuduro, Angola

Loading...

Nossas Bandeiras

free counters

Comentários que chegam por e-mail

Realce Edu!
Fico feliz em saber que vc está em Luanda.
Deve ser mesmo muito fixe. E os angolanos são com certeza muito giros.
Estou lendo o teu blog.
Miúdos nao são só bebes são caras de uma forma geral.
Eu tenho muitos amigos portugueses aqui em Estocolmo...
Se vc puder dê um pulo no velho continente antes de voltar para o Brasil.
Venha nos visitar na Suécia!
Adoraríamos ter vc por perto.
Beijinhos
J.
PS: Leia o Ondjaki, é um escritor angolano que vale a pena.


Oi Edu,
Muito legal mesmo o seu Blog, BARBARO !!!!!!
Vou estar em contato, vou aprender a participar, deixar comentários, etc..,
FOI O MAIOR PRAZER VISITAR O SEU BLOG E SABER DAS COISAS DAÍ,
Abraços,
G.


Muito legal seu blog!
Espero de coração que dê tudo certo prá você aí.
Grande abraço
E. (Mercearia)


Oi Eduardo,
Aqui no Brasil deram muito destaque ao ataque que a seleção de Togo sofreu na fronteira de Angola com o Congo. Vi nas reportagens que o local é ao norte, e achei muito legal vc colocar a posição de Luanda no mapa, percebemos que é no nível de Recife, mais ou menos.
Pelo jeito Angola é um barato, hein ?
Muito legal e um lugar de gente bonita !

Abraços, G.



Boas Tardes ó pá,

Gostei de falar consigo ontem deste jeito vamos ficar mais em contato do que se estivéssemos no Brasil.
O Blog tá bacana, para meu gosto (que cara chato este Alberto né) esta meio “chapa branca” você mal chegou e esta mais angolano que os angolanos... tem “viva angola” demais, aí fica difícil saber como é a fascinação ta meio ufanista.
Abs. e muito Axé

A.

Quem olha para fora sonha; quem olha para dentro acorda"

J.


Querido,espero que você esteja gostando da sua experiencia Africana.
Até quando você planeja ficar por ai?
Vou dar um jeito de te visitar e quem sabe fazer uma viajem juntos por ai...
Vai me dando noticias do seu tempo disponivel para a gente planejar.
Ja estou cheia de saudades!
Fiquei triste de não ter despedido pessoalmente.
Muitos beijos.

C.